Ads Top

Está pensando em criar um blog? Veja como é fácil e rápido criar seu próprio site, e principalmente, sem gastar quase nada. Há diversas vantagens em se criar um blog e monetizar. Uma das principais é criar seu próprio negócio online e que gere renda.



Criar um blog é uma das melhores formas de se ganhar dinheiro na internet, poder trabalhar de onde quiser, aproveitar melhor o tempo com sua família e ser seu próprio chefe. Já pensou poder realizar aquela viagem dos sonhos e mesmo assim continuar trabalhando?

Claro que não vai ser da noite pro dia que você estará desfrutando de todos os benefícios. É preciso muito estudo, dedicação, planejamento e perseverança. E mais importante, você precisa dar o primeiro passo: criar um blog.

Por isso hoje vou lhe ajudar a criar seu próprio blog com um passo a passo simples e rápido. Em questão de 10 minutos você estará produzindo conteúdos e crescendo um negócio online.

Como criar um blog gratuito (passo a passo): 

1) Como escolher o assunto e o nome do blog;
2) Porque o Blogger? 
3) Como criar uma conta no Blogger;
4) Como adicionar um layout personalizado;
5) Como comprar um domínio personalizado (.com, .com.br, .net);
6) Comece a ganhar dinheiro com o blog.

Como escolher o assunto e o nome do blog 

Antes de criar um blog algo muito importante deve ser definido, os assuntos que serão abordados. É importante você falar sobre algo que goste e que possua breve conhecimento, assim você define um nicho e facilita o processo de criação de conteúdos.

Meu principal conselho quando criar um blog

Fale sobre algo que você goste. Nada melhor do que trabalhar com o que se ama. Ao ter conhecimento sobre determinado assunto você facilita o processo de criação e tem maiores chances de ser visto como autoridade no nicho.

Se você está em dúvida sobre que assuntos escrever, abaixo deixarei alguns tópicos:

• Moda e Beleza
• Finanças
• Emagrecimento
• Desenvolvimento Pessoal
• Receitas
• Viagens
• Livros
• Artesanato
• Tecnologia
• Lifestyle

Ainda não conseguiu definir? Essas 3 perguntas podem te ajudar a refletir e escolher sobre o que falar em seu blog: 1) Qual seu objetivo ao criar um blog? 2) Sobre o que você deseja falar? 3) Quem será seu público alvo?

Próximo passo: escolher um nome

Se você já sabe sobre o que quer falar, agora é hora de definir o nome do seu blog. Pense em algo simples e marcante, afinal o nome também será sua marca. Evite criar algo difícil ou muito longo, pois pode ser difícil de memorizar.

Um bom nome deve ser relacionado ao assunto que será abordado, facilitando assim com que as pessoas reconheçam o conteúdo do blog pelo título. Ou dependendo do nicho, como o lifestyle, usar seu nome também é uma ótima opção. Mas lembrando, isso não é regra!

Porque o Blogger? 

Já disse e repito: ter um blog que gere renda nem sempre significa gastar rios de dinheiro. Se você está começando, não tem condições de investir, ou simplesmente não quer pagar por uma hospedagem, isso não é motivo para você deixar de criar um blog. Criar ou manter um blog que faça sucesso não se limita a usar e pagar por gerenciadores, hospedagens e ferramentas, acredite. Há ótimas opções gratuitas na internet atualmente.

Existem ótimos gerenciadores gratuitos onde você pode começar. Um dos melhores é o Blogger, serviço oferecido pelo próprio Google.

Vantagens:
• Plataforma gratuita
• Não precisa de domínio pago para criar blog
• Serviço integrado com Adsense
• Muitas opções de layouts gratuitos
• Fornece estatísticas em tempo real
Desvantagens:
• Subdomínio .blogspot.com
• Requer conhecimento minimo em HTML
• Não aceita plugin
• Possui numero limitado para criação de páginas (só é permitido 20)
• Técnicas de SEO rusticas e limitadas

Já possuo blogs há anos na plataforma e nunca tive problemas. E acredite, independente da plataforma que você escolher sempre existira ameaças - seu blog ser removido, invadido, etc. Por isso, esteja seu blog hospedado no Blogger ou WP, sempre faça backup do seu conteúdo e tema. Digo que backup é o seguro dos blogs, rs. Ah, recomendo também ler a Política de Conteúdo do Blogger e aos Termos de Serviço.

Como criar uma conta no Blogger 

Já com o nicho e nome definidos, vamos finalmente criar o blog. Não tem segredos, é só seguir o passo a passo abaixo:

1) Faça login no Blogger
2) À esquerda, clique na seta para baixo ▼
3) Clique em Novo blog
4) Digite um nome escolhido para o blog
5) Escolha o endereço ou o URL do blog
6) Escolha um Modelo de Tema
7) Clique em Criar blog

Como adicionar um layout personalizado

Veja o post onde recomendo alguns sites com layouts gratuitos, leia aqui.

Para instalar é super fácil. Baixe o arquivo e após descompactar a pasta, vá no painel do blog onde tem Tema, clique em Fazer backup/Restaurar e na 2. opção onde tem "fazer upload de uma tema a partir de um arquivo no seu disco rígido" escolha o arquivo, geralmente nomeado como nomedotema.xml e envie fazendo o Upload. Para fazer alterações básicas como adicionar widgets, códigos HTML, favicon, etc. vá na aba Layout.

Como comprar um domínio personalizado

Uma das desvantagens em usar o Blogger é que seu endereço ficará com o subdomínio da própria plataforma, como no exemplo: nomedoblog.blogspot.com. Mas isso pode ser corrigido facilmente com a compra de um domínio.

Ter um domínio próprio influência de diversas formas no crescimento do blog, como tornar-lo mais profissional, atrair e realizar parcerias com marcas, poder monetizar com Adsense e construir sua própria marca futuramente.

Quanto custa um domínio? 

O domínio do Agora Sou Empreendedora custou R$ 26,99 no plano anual pela Hostgator, aliás a empresa que recomendo para compra do seu domínio. É um investimento baixo se você analisar. Ao final do plano, o domínio passa para R$ 44,00 por ano.

Como comprar um domínio pela Hostgator? 

Já comprei alguns domínios com a Hostgator e não tive problemas. Aliás, super recomendo o serviço deles. Tanto o atendimento como o suporte nunca me decepcionaram.

Para comprar seu domínio:
1) Acesse o site da Hostgator
2) Verifique a disponibilidade do domínio em “Pesquisar pelo nome da sua empresa”, escolha entre .com, .com.br, .net, etc e clique em Pesquisar Domínio
3) Se o domínio estiver disponível, prossiga clicando em Registrar
4) No final da página clique em quero comprar apenas o domínio
P.s: como o Blogger é uma plataforma gratuita, não precisa de hospedagem!
5) Faça seu cadastro, escolha o método de pagamento e finalize

Como instalar seu domínio personalizado no Blogger? 

Após efetuada a compra, é hora de colocar seu domínio do ar.

Para isso, vá no painel do Blogger > Configurações > Publicação e onde tem Endereço do blog clique em "+ Configurar um URL de terceiros para seu blog - Aponte seu URL registrado para seu blog". Digite o domínio que você comprou e depois Salvar.
Se seu domínio já estiver pronto, (caso não esteja, é preciso aguardar mais) aparecerá as informações Campo de Nome, Rótulo ou Host e Campo Destino, Alvo ou Aponta para, mais ou menos assim:

www 
fegfuygeuy
ghs.google.com 
googlehosted.com




Copie as 4 informações e vá para o seu painel no HostGator conhecida como Area do Cliente. Em Chamados clique em + Abrir novo chamado, selecione o domínio, escolha setor técnico e em sua necessidade selecione a alteração de DNS. No campo branco que aparecer informe as entradas de DNS ou entradas de zona de DNS avançada desejadas, que são as 4 informações que aparecerão no seu painel no Blogger quando você adicionar o domínio. Envie e pronto, é só aguardar.

Pode levar de 72h para o suporte fazer o direcionamento, seu blog normalizar e aparecer com o domínio personalizado nas pesquisas.

Comece a ganhar dinheiro com o blog

Algumas formas de ganhar dinheiro com seu blog são: monetizar com Adsense e receber em dólar, fazer publiposts, fechar parcerias, referral, rentabilizar com marketing de afiliados ou criar e vender seus próprios produtos (planners, ebooks, consultorias, layouts personalizados, etc.).

Bônus: como divulgar seu blog corretamente

De nada adianta um blog bonito, bem planejado e com ótimos conteúdos (descubra como criar conteúdo de forma 3x mais rápida com qualidade!) se você não tem publico. Isso afeta diretamente no sucesso do blog. Sem visualizações o Adsense não rende, as chances de alguém conhecer os produtos que você vende diminuem e as empresas fecharem parcerias se tornam quase nulas. afinal elas querem ser vistas.

Aplicando algumas estratégias consegui levar meu blog de 0 para 10 mil visualizações em poucos meses. Confira aqui o post onde mostro algumas maneiras de bombar o trafego do seu blog e a ferramenta que aumentou em 80% meu trafego orgânico.

Pronto, depois do passo a passo você já tem um blog! Mas isso é só o inicio, você ainda tem muito o que fazer. Se quer aprender como conseguir parcerias, quanto cobrar por publicidade na internet, como organizar seu tempo trabalhando em casa e muito mais, conheça o curso ProBlogger clicando aqui, onde você terá acesso a dicas e técnicas para se tornar uma blogueira profissional e começar a ganhar dinheiro na internet.

Grande abraço,
Raysa - Agora Sou Empreendedora

Compartilhe esse artigo em suas redes sociais. Ajude quem lhe ajuda.

Um comentário:

  1. Raysa, muito obrigada pelas dicas; realmente você explica muito bem explicado e deixou bem claro tudo o que eu deveria saber antes de criar meu blog. De imediato, acho que não terei tempo e disponibilidade suficiente para manter o blog em dia,mas vou me preparar melhor e seguir suas recomendações. Valeu

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.